La Vanguardia, jueves, 15 Septiember 2011

O texto abaixo é de Pepe Baeza, editor gráfico do jornal La Vanguardia, jornal barcelonense.
Livre tradução minha.
Quando li estava em Andorra e pensei que é uma das melhores considerações acerca do fotojornalismo, especialmente para quem se debate entre a maneira de abordar a dor.

"Uma das mais altas funções  que pode cumprir o fotojornalismo é mostrar ao público as vítimas dos conflitos, essa maioria que sofre as consequências dos interesses e da cobiça alheias. Ao mostrar sua situação, a fotografia testemunhal cultiva uma memória que amplamente dificulta a impunidade dos executores.
Qualquer documento que dá testemunho daquilo que se passa em um lugar e em um momento relevante, difundido em um contexto honesto, é precioso.
Mas se o fotojornalismo soma um valor estético à verdade e à precisão de seus conteúdos, sua eficácia aumenta.
Dizia Marcuse que a beleza forma parte da imaginação da liberdade: é um dos reconhecimentos mais preciosos de que a verdade e a beleza convivem harmonicamente e de que a representação da dor alheia, pela responsabilidade que contém, deve fazer uso de todos os recursos retóricos que sirvam à expressão não só do fotógrafo mas sobretudo da essência da realidade mostrada.
Na fotografia de imprensa não há outro tratamento digno às vítimas  que o de fazê-las visíveis e não há que se confundir a qualidade intrinsecamente feia de qualquer situação violenta e suas consequências com o cuidado profissional e a eficácia com que essa realidade se representa, precisamente para sua melhor compreensão. Profissão, verdade e beleza estão presentes nesta magnífica fotografia de Alfons Rodriguez.

La foto premiada: una familia llora ante el féretro de un familiar, asesinado en Srebenica



Comentários

  1. Profe, pelas danças e contradanças da vida, não poderei ir ao II Floripanafoto e, talvez por masoquismo, voltei a passear por este blog.
    A saudade dos bons momentos vivenciados na Oficina (cheguei a sentir o cheirinho do café do "seu" Hélio), assim como as referências a Rio Grande, onde vivi dois ótimos anos, me judiaram um pouco. Por outro lado, teus textos e imagens me levaram numa bela viagem. Pelo que, agradeço. Por favor, transmita um abraço à turma do Getúlio.
    Parabéns pelo teu blog.
    José Adilson

    ResponderExcluir
  2. Querido Adilson, sua ausencia sera sentida, mas todos entendemos as contradanças da vida e esperemos sempre os reveses, pois mares, temos altas, temos baixas... Um grande abraço e, na vida, nunca deixe de esperar por uma boa cena...
    Mara

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas