sexta-feira, 24 de julho de 2009

De Minhas Nobres Origens


Pois pasmem, sou uma rica herdeira.
Meus avós e bisavós, bem conhecidos, todos caetés e caiçaras. Os paternos. Os maternos, povo colono, os Schmitz, vieram da Alemanha.
Pois meu tataravô, Joaquim José Teixeira, que era soldado de Pedro II - ao qual aludi no texto anterior, ao terminar o serviço junto à Guarda Imperial, foi presenteado pelo próprio - ou pela sua pena, com uma vasta extensão de terras. Terras que foram nomeadas como 'Arroio dos Teixeiras', posto que havia lá um arroio, que para o resto do Brasil chama-se córrego. Indo desaguar no mar, deu origem ao que hoje é uma praia, um balneário, já próximo de Torres, chamado Arroio Teixeira. Tudo meu.
Ah, faltou um fato: perdeu-se o registro não se sabe como, depois as terras foram invadidas, mas atualmente há um movimento por parte dos herdeiros, de retomada. Agora, é uma praia linda (se é que as podemos dizer, no RS...), habitada, e será reintegrada a razoavelmente nobre linhagem dos Teixeira.
Acho que minha parte é de alguns Adelomelons, dos quais já tomei posse...
Na foto, dançando com meu pai, no Aranhal...

A Cidade Onde Nasci 2




Nascer em Rio Grande é crescer em meio ao mofo e aos fortes odores da pesca, do porto e da pobreza, para a maioria. Andando por lá há mais de 4 décadas, percebo que os prédios antigos não foram derrubados, estão lá, guardando os olhares da minha infância. Só que também não foram restaurados. Tudo como dantes. Também a praça Tamandaré, a Xavier Ferreira, o Hotel Paris, onde D. Pedro se hospedou... Parece que tudo parou no tempo, esperando a volta do Imperador...
Não bastasse isto - e isto tem que ser assim - , ainda tem o frio do inverno, onde o vento sopra feito cavalo chucro gelando e assustando o vivente. A umidade do ar trata de fazer o resto do serviço...
Pois é no inverno que gosto de ir lá, quando me encapoto e vou à praia. Prefiro só, porque a paisagem é todinha de solidão, de infinito. Foi isto que disse a meu pai, e ele, que ama verdadeiramente a cidade onde viu nascer 4 filhos, diz, olhando para a horta: Também gosto, Marucs, parece o fim do mundo...

A Cidade Onde Nasci











Onde nasci, Rio Grande, o Minuano sopra livre e absoluto na maior extensão de praia do mundo, o Cassino. A praia, um belo balneário, fica deserta no inverno, e andar nas suas areias é quase impossível quando sopra o vento.
Todos os anos, por esta época, o mar despeja conchas enormes e algumas pessoas trazem para casa e depois não sabem o que fazer com elas...
Meu pai deu-me de presente um livro onde identifiquei as conchas que predominam neste despejo, são as Adelomelon Brasiliana. O livro em questão é Areias do Albardão, da Jauá Editora e Editora Ecoscientia. Ilustrações e esclarecimentos sobre os ecossistemas do Sul do nosso país, especialmente a extensa planície costeira do RS.
Quando se chega a Rio Grande, num destes invernos bravos, mais a visão da entrada, a idéia que temos é de que estamos por enfrentar algo de fato inóspito.
Sempre penso quando passo por lá, 'aqui também se nasce.'