Fotomotriz 2.0

Em 2006, já lá vai tempo, fundei um grupo de Estudos e Práticas Fotográficas - o Fotomotriz: era quando saíamos a campo para fotografar, em locais naturais e urbanos da cidade, e depois voltávamos ao meu ateliê, no Campeche, para discutirmos o resultado, tirarmos dúvidas e combinarmos novas saídas.


O resultado foi uma grande exposição no Café Matisse, no CIC, tínhamos belas imagens da cidade, feitas por fotógrafos amadores e profissionais.
Tenho recebido solicitações de re-fundação do Fotomotriz, e penso que sim, que está na hora. Porque as pessoas desejam, e muito, encontrar-se, fotografar, sair para a rua, expor seus trabalhos e mostrar o valor da fotografia como lembrança e como obra de arte.

Para isto, temos um bom motivo inicial: O Concurso SOS Mata Atlântica de Fotografia.

Nossa cidade é a capital brasileira onde a mata Atlântica restou mais preservada. Acredito que o fato é fruto, principalmente, da ação dos preservacionistas segurando com todas as escoras possíveis a voracidade desmedida da especulação imobiliária.

Pois bem, uma forma de preservar é mostrar o quanto é bela a mata, e a fotografia é aquela que vai dizer: Veja isto, é disto que falamos, e isso importa, sim, para nós.

Então, na quarta feira da semana que vem (dia 18 de agosto) teremos a primeira reunião de planejamento e inscrições, e no sábado subseqüente (dia 21) teremos a primeira saída fotográfica, penso que na Trilha da Cachoeira, Lagoa do Peri, ou Trilha da Galheta, saindo da Barra da Lagoa rumo à única praia da Ilha que permanece sem nenhuma construção.

Esta primeira saída tem caráter de urgência, visto que inscreveremos nossas fotos para o concurso. As demais, faremos curadoria e exposição no final do ano.
Vamos, de novo, para a rua, vamos ver o mundo...
(Foto do Fotomotriz 1.0)

Comentários

  1. Olha Mara, nada sei de fotografia, mas gosto de ler, e seu texto está irretocável, além de lindo.

    ResponderExcluir
  2. ;-( eeu quero..
    Lembro dessa exposicao no CIC, lembro do momento que entrei no Matisse...
    Parabens pela iniciativa!
    Acompanharei de perto, mesmo longe.
    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas